Refugiados participam de aula prática sobre manipulação e higienização dos alimentos

m
Amiga Mayara Camyla
11 de março de 2017
048
Oficina de Expressão Corporal do Adus promove valorização dos refugiados
14 de março de 2017
Mostrar tudo

Refugiados participam de aula prática sobre manipulação e higienização dos alimentos

IMG_5777

Texto: Gabriela Fernandes / Fotos: Gabriela D’Andrea

Colombianos, afegão e síria aprendem técnicas com a chef Joseane Marques

Os alunos mostram orgulhosos o prato que prepararam com as dicas do curso organizado pelo Adus (Foto: Gabriela D´Andrea)

A primeira aula prática do curso de “Manipulação e higienização de alimentos”, organizado pelo Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado, foi um sucesso. Com três pratos no cardápio, os refugiados puderam colocar em prática tudo o que aprenderam nas duas aulas teóricas ministradas por Joseane Marques, chef de cozinha.

Ensalada de papa y mayonesa (Foto: Gabriela D´Andrea)

Para o afegão Sorab Kohkan, o curso foi extremamente importante. O refugiado conta que tem uma lanchonete no Centro de São Paulo e pretende, um dia, abrir um restaurante afegão, já que não tem nenhum na cidade.

“Estou aprendendo tudo o que posso nos cursos do Adus. Pretendo me aprofundar mais no tema da gastronomia. O curso não foi difícil e mostrou os caminhos para a importante higienização e a parte sanitária disso tudo”.

“Tenho uma lanchonete e de vez em quando faço alguns pratos da minha região para os clientes e todos eles aprovaram e dizem até gostar da minha comida. Quem sabe um dia não abro um restaurante afegão por aqui, já que não tem nenhum em São Paulo”, finaliza Sorab.

O clima na cozinha era de total descontração e todos os participantes trocaram muitas informações entre si. Flagramos a síria Salsabil Matouk ensinando a receita do famoso arroz sírio para o colombiano Yoder Vargas.

Salsabil ensinando a receita do famoso arroz sírio para Yoder (Foto: Gabriela D´Andrea)

“O curso ensinou a gente a manipular e higienizar os alimentos. Para mim foi fácil, mas gostei de ter aprendido a manipular as facas como vocês fazem aqui no Brasil”, comenta Salsabil, que cozinhou o arroz sírio, preparado com macarrão cabelinho de anjo e manteiga, receita anotada pelo colombiano Yoder.

Carne em rollo (Foto: Gabriela D´Andrea)

Junto de sua esposa, a também colombiana Yurley Pineda, o casal preparou ensalada de papa y mayonesa (conhecida no Brasil como salada de batata e maionese), e carne em rollo (rocambole de carne). Eles comemoram o fato de terem tido sucesso na execução prática de tudo o que aprenderam nas aulas teóricas.

A chef Jose ficou feliz com o resultado de suas aulas e antecipa que o curso ainda não acabou: “Vão aprender uma técnica nova que não foi definida”.

Segundo a chef, esta foi a primeira aula com todos juntos na cozinha, e o objetivo foi permitir o grupo colocar em prática tudo que foi ensinado, no decorrer do curso, sobre manipular e higienizar os alimentos.

Após o delicioso almoço com todos os pratos típicos apresentados, Jose comemora o sucesso do curso: “Todos eles se saíram muito bem, demonstrando interesse pelo que estavam aprendendo e fazendo bastante perguntas”, finaliza.

Comments are closed.