Texto: Gabriela Fernandes / Fotos: Gabriela D’Andrea
Colombianos, afegão e síria aprendem técnicas com a chef Joseane Marques
A primeira aula prática do curso de “Manipulação e higienização de alimentos”, organizado pelo Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado, foi um sucesso. Com três pratos no cardápio, os refugiados puderam colocar em prática tudo o que aprenderam nas duas aulas teóricas ministradas por Joseane Marques, chef de cozinha.
Para o afegão Sorab Kohkan, o curso foi extremamente importante. O refugiado conta que tem uma lanchonete no Centro de São Paulo e pretende, um dia, abrir um restaurante afegão, já que não tem nenhum na cidade.
“Estou aprendendo tudo o que posso nos cursos do Adus. Pretendo me aprofundar mais no tema da gastronomia. O curso não foi difícil e mostrou os caminhos para a importante higienização e a parte sanitária disso tudo”.
“Tenho uma lanchonete e de vez em quando faço alguns pratos da minha região para os clientes e todos eles aprovaram e dizem até gostar da minha comida. Quem sabe um dia não abro um restaurante afegão por aqui, já que não tem nenhum em São Paulo”, finaliza Sorab.
O clima na cozinha era de total descontração e todos os participantes trocaram muitas informações entre si. Flagramos a síria Salsabil Matouk ensinando a receita do famoso arroz sírio para o colombiano Yoder Vargas.
“O curso ensinou a gente a manipular e higienizar os alimentos. Para mim foi fácil, mas gostei de ter aprendido a manipular as facas como vocês fazem aqui no Brasil”, comenta Salsabil, que cozinhou o arroz sírio, preparado com macarrão cabelinho de anjo e manteiga, receita anotada pelo colombiano Yoder.
Junto de sua esposa, a também colombiana Yurley Pineda, o casal preparou ensalada de papa y mayonesa (conhecida no Brasil como salada de batata e maionese), e carne em rollo (rocambole de carne). Eles comemoram o fato de terem tido sucesso na execução prática de tudo o que aprenderam nas aulas teóricas.
A chef Jose ficou feliz com o resultado de suas aulas e antecipa que o curso ainda não acabou: “Vão aprender uma técnica nova que não foi definida”.
Segundo a chef, esta foi a primeira aula com todos juntos na cozinha, e o objetivo foi permitir o grupo colocar em prática tudo que foi ensinado, no decorrer do curso, sobre manipular e higienizar os alimentos.
Após o delicioso almoço com todos os pratos típicos apresentados, Jose comemora o sucesso do curso: “Todos eles se saíram muito bem, demonstrando interesse pelo que estavam aprendendo e fazendo bastante perguntas”, finaliza.