Adus chega ao seu 6º Encontro com Refugiados com novas parcerias

Refugiados no Líbano sem direitos nem apoio
2 de março de 2013
Adus realiza passeio com refugiados no proximo dia 16 de março
10 de março de 2013
Mostrar tudo

Adus chega ao seu 6º Encontro com Refugiados com novas parcerias

Para manter o contato próximo com refugiados e suas demandas, o Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado – promoveu seu sexto encontro com solicitantes de refúgio e refugiados no dia 23 de fevereiro em sua sede em São Paulo. O encontro contou com a participação de 38 refugiados e solicitantes de refugio e devido às diferenças de idiomas, houve tradução simultânea em francês e inglês.

A primeira fase do encontro contou com uma rodada de apresentações, da OSCIP e de todos os participantes do encontro. Em seguida, as principais ações do Adus foram apresentadas e debatidas. Outras questões chaves foram abordadas pelos refugiados e solicitantes de refugio.

Em paralelo, houve atendimento médico realizado em parceria com a Cruz Vermelha São Paulo. Por fim, foi oferecido aos participantes um almoço de confraternização.

Demandas e inquietudes dos refugiados foram ouvidas. As principais dificuldades debatidas foram sobre o prazo para regularização da documentação e nas dificuldades do processo A incompatibilidade entre o tempo de emissão da documentação e os prazos das casas de acolhimento também foram criticados, sobretudo porque muitas vezes ao saírem do acolhimento, ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho.

“Muitas das reclamações podem ser amenizadas, ou até mesmo solucionadas, pelas atividades da Adus, como a parceria com empresas que oferecem vagas de emprego a refugiados; aulas de português; o Programa Visita Amiga, com o acompanhamento das necessidades e da vida dos solicitantes de refugio e refugiados; o Programa Facilitador Social, com acompanhamento aos solicitantes e refugiados na policia federal, médicos e demais atividades necessárias; e as atividades de lazer promovidas”, disse Victor Mellão, diretor tesoureiro do instituto.

Outra novidade apresentada no evento, foi a parceria do Adus com o Sesc Itaquera. A primeira atividade realizada em conjunto será no dia 16 de março, e conta com uma programação carregada de atividades de lazer, esporte e cultura, entre refugiados, solicitantes de asilo, voluntários, associados e simpatizantes.

Veja as fotos do evento abaixo:

Com a colaboração de Thais Zschieschang

Comments are closed.