Alto Comissário lamenta mortes em tragédia com embarcação na Indonésia

Explosões em Dadaab aumentam preocupação sobre condições de segurança
23 de dezembro de 2011
Espanha: Artistas “fazem fila” para ajudar refugiados da Somália
23 de dezembro de 2011
Mostrar tudo

Alto Comissário lamenta mortes em tragédia com embarcação na Indonésia

O Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, está profundamente abatido com a perda de vidas causada pelo naufrágio de uma embarcação superlotada na costa de Java, na Indonésia, no último sábado (17/12).

“É difícil alguém não se comover com a enorme perda humana que este incidente parece ter causado”, disse Guterres. “Uma e outra vez em 2011, vimos pessoas arriscando suas vidas em travessias marítimas em busca de refúgio. Este é um lembrete trágico de que pessoas desesperadas recorrem a medidas desesperadas”. 

Os relatórios disponíveis nesta segunda-feira indicavam que cerca de 200 pessoas, incluindo crianças e mulheres, continuavam desaparecidas, com apenas algumas dúzias tendo sido resgatadas. As pessoas que se encontravam a bordo seriam solicitantes de refúgio.

O ACNUR está pronto para apoiar o governo indonésio no processo de registro e avaliação das solicitações de pessoas que foram resgatadas e que desejem requerer refúgio. Neste momento, o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) está verificando se havia pessoas no barco que já eram solicitantes de refúgio ou refugiados reconhecidos.

Fonte: ACNUR

Deixe uma resposta