Cine Olido lança Cine Imigrante com exibição de produções da Nigéria

Amigo João Batista Neves Andrade
19 de abril de 2015
Amiga Mayara Cristina Lacerda Cunha
25 de abril de 2015
Mostrar tudo

Cine Olido lança Cine Imigrante com exibição de produções da Nigéria

Marcelo Haydu, diretor do Adus, abordará o tema refúgio após 1ª sessão de Meio sol amarelo

 Cena de Meio sol amarelo, com Chiwetel Ejiofor e Thandie Newton “ width=

A presença cada vez mais forte de migrantes na cidade de São Paulo motivou o Cine Olido a abrir um novo projeto de programação, dedicado aos filmes de várias nacionalidades africanas e latino-americanas, que marcam presença em São Paulo.

A proposta do Cine Imigrante é estimular o debate sobre as demandas e dificuldades que envolvem as comunidades imigrantes através da apresentação de filmes – nacionais e estrangeiros – e debates com artistas, imigrantes, ativistas, autoridades, entre outros.

O projeto também deve atender os cinéfilos de São Paulo, com produções inéditas no Brasil.

A inauguração do projeto acontece de 24 a 30 de abril, com a exibição de dois filmes nigerianos: Meio sol amarelo (Half of a yellow Sun), de Biyi Bandele, e Homem caído (Man on grund), de Akin Omotoso, diretor de Diamante de Sangue.

O primeiro retrata a guerra civil na Nigéria e é baseado no livro de mesmo nome da escritora Chimamanda Ngozi Adichie. O Homem caído é uma celebrada produção nigeriana, que foi exibido nos festivais do Rio, Berlim e Toronto.

Após o filme Meio sol amarelo, Marcelo Haydu, diretor do Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado), abordará a questão do refúgio, com foco na diversidade cultural que os refugiados trazem ao Brasil.

Cine Imigrante
Quando: de 24 a 30 de abril
Local: Cine Olido – Av. São João, 473
Tel.: 3331-8399 e 3397-0171
Quanto: R$ 1

Confira a programação completa:

MEIO SOL AMARELO
Half of a yellow sun. Dirigido por Biyi Bandele. Nigéria/Reino Unido, 2013, 106min, Blu-ray. Com Chiwetel Ejiofor, Thandie Newton, Anika Noni Rose
| Dias 24 e 30, 19h. Dias 25, 28 e 29, 17h. Dias 26 e 30, 15h.

HOMEM CAÍDO
Man on ground. Dirigido por Akin Omotoso. Nigéria/ África do Sul, 2011, 85min, Blu-ray. Com Hakeem Kae-Kazim, Fana Mokoena, Fabian Adeoye
| Dias 25, 28 e 29, 15h e 19h. Dia 30, 17h.

Texto: Adus / Foto: Divulgação

Comments are closed.