CONSELHO

É o órgão interno do Adus formado por pessoas com grande experiência e destaque na sociedade civil, no meio acadêmico, no empresariado, nas artes e no setor público; as Conselheiras e Conselheiros oferecem uma visão qualificada de quem não está no dia a dia da instituição e têm comprometimento com a acolhida do refugiado.

A orientação crítica do Conselho Consultivo sobre funcionamento do Instituto de Reintegração do Refugiado visa à melhoria dos serviços prestados ao refugiado.

As pessoas que compõem o Conselho também contribuem para maior inserção do Adus na sociedade civil e junto às estruturas governamentais.

Andrea-Piccini

Andrea Piccini

Professor em tempo integral (RDIDP) da USP na EESC de São Carlos-USP e na EPUSP de 1986 a 2000, possui graduação em Arquitetura – Universitá degli Studi di Firenze (1974), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1991), Doutorado em Engenharia Civil pela USP (1999) e Mestrado em Estudos Judaicos e Árabes pela USP (2000). Desenvolve e publica estudos de Arquitetura e Cultura Árabe Islâmica do Oriente Médio e Ásia Central colaborando com o Departamento de Línguas Orientais, de Língua e Cultura Árabe da FFLCH, com pesquisas, atividades de Pós-Graduação e aulas de extensão como Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq.

anis-ghatta

Anis Ghattas Mitri Filho

CEO e cardiologista do CECAM – instituição médica paulista referência com quase 20 anos de história. Dr. Anis é cardiologista pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), com mestrado em Terapia Intensiva e Especialização de Gestão em Saúde, com ênfase em Clínicas e Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou ainda como médico Gestor e Coordenador de diversos serviços de Cardiologia, Hemodinâmica, Cirurgia Cardíaca e UTI, tais como Hospital SinoBrasileiro/Rede D’Or, Hospital Santa Casa de Suzano Unidade 2, Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e Cruzada Bandeirante São Camilo. Também é docente da Pós-Graduação de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar da Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo.

bel-coelho

Bel Coelho

Premiada chef do restaurante itinerante Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem (TLC Discovery), Bel descobriu cedo sua vocação. De uma família de apreciadores da gastronomia, tem em sua memória afetiva uma forte ligação com a cozinha e com seus sabores. Formada pelo Culinary Institute of America (CIA), trabalhou com grandes chefs em alguns dos mais importantes restaurantes do mundo, como o El Celler de Can Roca, adquirindo experiência e um repertório rico em técnicas clássicas e de vanguarda. À frente do programa de TV, percorreu mais de 35 cidades brasileiras, aprofundando sua pesquisa e explorando, com um outro olhar, a autêntica cozinha do Brasil e toda a sua riqueza de ingredientes, personagens, costumes e histórias.

beto-vasconcelos

Beto Vasconcelos

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1999). Pós-graduado pela Universidade de São Paulo (2001) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Pesquisador visitante na Universidade de Columbia – Nova York. Secretário-Executivo e Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (2007-2013). Chefe de Gabinete da Presidência da República (2014-2015). Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Coordenador da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro – ENCCLA (2015-2016). Presidente do Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE (2015-2016).

bruno-assami

Bruno Assami

Bruno Assami liderou o planejamento, implantação e estruturação de organizações e de projetos, tanto na gestão estratégica quanto na operacional. Atuou na gestão do MASP, Instituto Tomie Ohtake, Instituto Itaú Cultural e ADG (Associação Brasileira dos Designers Gráficos). Graduado em Relações Públicas e com Máster em Tecnologia para a Educação, atualmente acumula a Direção Executiva da Unibes Cultural, Diretor da Arena Cultural, projeto em execução para se tornar o primeiro polo difusor sobre a prevenção do câncer, Conselheiro Cultural do Consulado de Portugal em São Paulo, como responsável por organizar o plano de atividades setoriais deste órgão e como Representante da Fundação PROA para o Brasil, onde organiza um calendário de eventos internacionais.

cazé-peçanha

Cazé

Carlos José de Araújo Pecini é Cazé. Na televisão desde 1994, o apresentador carioca acumula em seu currículo programas que deram destaque para a participação da audiência e a valorização de anônimos. Na MTV fez parte de produções como “VJ por Um Dia”, “Buzzina”, e o antológico “Teleguiado”. Desenvolveu na TV Globo o “Sociedade Anônima”, primeiro programa de TV a contar com um auditório virtual, e encarnou o “Homem-Megafone” no “Fantástico”. Comandou reportagens do programa “A Liga” na TV Bandeirantes, e no National Geographic esteve à frente de “Os Incríveis”. Vem se dedicando à moderação de debates e painéis relacionados à sustentabilidade para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Instituto Ethos, o TEDx São Paulo e o Schumacher College.

duca-rachid

Duca Rachid

O sonho de escrever roteiros e trabalhar em televisão esteve presente desde cedo na vida de Duca Rachid. Graduada em jornalismo pela PUC, em São Paulo, chegou a exercer a profissão durante alguns anos. Mudou de emprego e de continente até conseguir a oportunidade de trabalhar como roteirista e ter seu talento reafirmado em diversas novelas de sucesso como “O Profeta” (em coautoria com Thelma Guedes e Júlio Fischer) e “Cordel Encantado” (coautoria com Thelma Guedes e Thereza Falcão). Um dos marcos dessa trajetória veio em 2014, quando recebeu, com as autoras Thelma Guedes e Thereza Falcão, o Prêmio Emmy, um dos mais importantes da televisão mundial, com a novela “Joia Rara”.

elka-freller

Elka Freller

Graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, iniciou seus estudos em joalheria na Escola Nova de São Paulo, em 1983. Trabalhou como designer para joalherias e tem seu próprio ateliê desde 1984. Tem especialização em Coolhunting e é professora de criação,design de joias e ourives.Trabalhou como profissional e voluntária em diversas instituições na área de educação não formal e artes. É sócia da Consultoria Criando, que orienta ONGs desde sua criação, até a sustentabilidade econômica.

fernando-mourão

Fernando Albuquerque Mourão

Brasileiro, Professor Titular da Universidade São Paulo, Professor Catedrático da Universidade Independente de Angola (UNIA), extensa experiência internacional, especialmente em relações, negociações internacionais e campo da arbitragem internacional. É graduado em sociologia pela USP (doutor em 1971; livre docente em 1978; professor associado em 1989; professor titular em 1990), e autor de cinco livros, 39 capítulos publicados no Brasil, França, Portugal, Espanha, Finlândia e Angola. Na USP, lecionou, desde 1967, várias matérias de graduação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e na Faculdade de Direito, até à sua aposentadoria em 2004. Continua a lecionar em cursos de pós-graduação nas mesmas faculdades da USP.

gilberto-rodrigues

Gilberto Rodrigues

Gilberto Rodrigues é Pós-doutor (Fulbright Visiting Scholar) pelo Center for Civil and Human Rights, University of Notre Dame, EUA (2010), Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais – Universidad para la Paz, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos pela Uppsala Universitet, Suécia (1996) e graduado em Direito pela PUC-SP (1989). Professor-adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Bacharelado em Relações Internacionais e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais. Ex-professor do Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello, em parceria com o ACNUR.

husam-abboud

Husam Abboud

Nascido na cidade de Homs, Síria, Abboud veio para o Brasil em 2008 para visitar parentes no estado de Goiás. Encantou-se com o país, resolveu ficar e abrir uma escola de idiomas. “Vi que tinha muitas oportunidades aqui, o país estava crescendo, mas eu achava que tinha muita burocracia”. Mudou seu foco e montou uma consultoria, chamada Establish Brazil, com o objetivo de auxiliar estrangeiros a se estabelecerem no Brasil. Hoje, sua empresa conta em seu portfólio com clientes de campos variados como petróleo, indústria farmacêutica, educação, construção, investimentos, imóveis, tecnologia, energia renovável, propaganda, marketing, alimentos, entre outros. De acordo com Abboud, a Establish Brazil ajudou cerca de 50 empresas e empreendedores e se instalarem no país.

josé-carlos-meirelles

José Carlos Meirelles

José Carlos Meirelles é sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados desde 1996, onde trabalha desde 1984. Atua, principalmente, em questões ligadas securitização de recebíveis, mercado de capitais, project finance, privatizações, fusões e aquisições, financiamentos estruturados, parcerias público-privadas (PPPs), direito bancário e direito societário. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1986) e com Mestrado (LL.M.) pela Universidade de Illinois (1989), Meirelles é, atualmente, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Illinois, onde recebeu o Distinguished Alumnus Award em 2008. José Carlos escreveu diversos artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Desde 2004, a convite do Comitê Econômico e Social da ONU (ECOSOC), faz parte de um dos Experts Group dessa organização, que tem como objetivo discutir novas iniciativas de investimentos em infraestrutura em países em desenvolvimento.

marc-tawil

Marc Tawil

Jornalista, radialista e escritor. Foi repórter do jornal Resenha Judaica, editor de Mundo da Rádio Jovem Pan AM e subeditor de Internacional e de Cultura do Jornal da Tarde (Grupo Estado). Entre 2007 e 2010, integrou o time da Rádio Band News FM, onde atuou como âncora, repórter (finalista do Prêmio Comunique-se) e editor de conteúdo. Publicou os livros Trânsito Assassino (Ed. Terceiro Nome, 2007) e Haja Saco, o Livro (Ed. Multifoco, 2009). Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV e em Marketing pela USP. Na Tawil Comunicação, é responsável pela Direção Criativa e atendimento. Foi escolhido nº1 LinkedIn Top Voices Brasil, projeto internacional que elenca os 15 usuários que mais se destacaram na rede e geraram engajamento, por meio de suas publicações.

Nabil-Bonduki

Nabil Georges Bonduki

Arquiteto e Urbanista, graduado pela Universidade de São Paulo, onde fez mestrado e doutorado. Em 2011, foi aprovado em Livre-Docência na área de planejamento urbano. Atualmente é Professor Titular de Planejamento Urbano da FAU-USP. Foi Superintendente de Habitação Popular da Prefeitura de São Paulo (1989-92), vereador por São Paulo (2013-16) e atuou na coordenação da consultoria para a elaboração do Plano Nacional de Habitação. Foi Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-12), onde coordenou a implementação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Em 2015, foi nomeado Secretário Municipal de Cultura da capital paulista, onde implementou, entre outras iniciativas, a SPCine, empresa da Prefeitura, voltada para o audiovisual, e o Circuito Municipal de Cultura.

paulo-mellão

Paulo Sergio Mellão

Economista, Contador, pós-graduado em Análise e Sistemas de Informações e Organização & Métodos, Mestre/MBA em Administração, Conferencista Internacional e Professor de Graduação e Pós-graduação em disciplinas relacionadas a administração, gestão, controles,planejamento e estratégia. Professor Associado à Fundação Dom Cabral, membro da Associação dos Ex-alunos da FGV, membro associado à AIHE -Associação Interamericana dos Homens de Empresa nos EUA, diretor do IIA-Institute of Internal Auditors. Atuou como Auditor Externo da Arthur Andersen & Co. e Auditor Internacional da Caterpillar Inc., nos EUA e América do Sul. Como Consultor Internacional, atuou nos EUA e Europa representando grupos de empresários nacionais em negócios e empreendimentos diversos.

rodrigo-abreu

Rodrigo Abreu

Empreendedor e investidor na área Gráfica, Alimentação, Educação e Tecnologia. Presidente e Master Franqueado da AlphaGraphics Brasil, Rede de Franquias líder no país, liderou durante quatro anos a área Global de Marketing, Inovação e Novos Projetos da rede. É Palestrante Internacional sobre Marketing, Tecnologias Interativas e Franchising, com presença em eventos no Brasil, EUA, Inglaterra e Espanha. Faz parte do Conselho do Adus, YouGreen, Estante Mágica e Ampliato, além de se envolver diretamente em diversos projetos sociais de grande impacto na sociedade. Antes de atuar na Alpha Graphics foi consultor do Grupo Cherto, entre outras empresas, atuando diretamente em projetos de consultoria para diversas empresas, como Coca-Cola, Unilever e Quality, entre outras.

ronaldo-fraga

Ronaldo Fraga

É formado em moda pelo curso de estilismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado pela Parsons School of Design de Nova York, além de ter realizado um curso na Central Saint Martins de Londres. Além da marca homônima, desenvolve projetos com foco na reafirmação cultural de pequenas comunidades de diferentes regiões brasileiras. Esses projetos lhe conferiram prêmios como “Faz diferença”, do jornal O Globo, e “Trip Transformadores”, pelo O planeta Casa, da Editora Abril. Suas criações já ultrapassaram os limites das passarelas para exposições, filmes e livros e foram apresentadas em diferentes países como Japão, Holanda, Espanha, Bélgica, Chile, Argentina e México. Em 2007, recebeu do governo federal a comenda da ordem do mérito cultural e, em 2009, recebeu a medalha da Inconfidência pelo Governo de Minas Gerais.

thelma-guedes

Thelma Guedes

Thelma é escritora e autora de novelas brasileiras. Em 1997, publicou o livro de contos “Cidadela Ardente”, em 2003, foi a vez de ” Pagu, Literatura e Revolução”, em 2007, lançou o livro de poemas ” Atrás do Osso” e, em 2010, lançou o livro de contos ” O Outro Escritor”. Em 1997, Thelma Guedes entrou para a Rede Globo como roteirista e participou de diversos programas, entre os quais: ” O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, em 2002. Fez colaborações com diversas novelas, como “Vila Madalena, “Esperança”, “Chocolate com Pimenta”, “Alma Gêmea”, ” O Profeta”, “Cama de Gato”, “Cordel Encantado” e “Joia Rara”. Em 2014 recebeu, junto com as autoras Duca Rachid e Thereza Falcão, o Prêmio Emmy, um dos mais importantes da televisão mundial, com a novela “Joia Rara”.