Curso de Formação de Voluntários Adus chega ao seu segundo módulo

Violência sexual aumenta em campos de deslocados
21 de maio de 2011
Refugiados árabes chegam cada vez mais doentes à Europa
25 de maio de 2011
Mostrar tudo

Curso de Formação de Voluntários Adus chega ao seu segundo módulo

São Paulo, 21 de maio de 2011 (Adus) – O Instituto de Reintegração do Refugiado, em seu Programa de Voluntários, promoveu nesse sábado o segundo módulo de seu curso de formação para voluntários. O curso visa preparar, nas diferentes temáticas que circundam a questão do refúgio, os candidatos selecionados no primeiro trajeto do programa de voluntariado Adus, além de estar aberto para convidados e demais interessados no tema.

Palestrou no dia de hoje, Luiz Fernando Godinho, porta-voz do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), que apresentou o trabalho realizado por essa organização dentro do Brasil e no âmbito internacional. Além disso, foi discutido o papel dos diferentes organismos que tratam da causa do refúgio nacionalmente, como o próprio ACNUR, o governo e a sociedade civil. “É muito importante essa iniciativa do Adus de promover esse curso de formação de voluntariados, pois a ação dos voluntários é fundamental para o trabalho de assistência e proteção aos refugiados e é legal poder contar com voluntários que tenham formação teórica sobre o assunto para quando eles forem lidar com a questão na prática”, disse Godinho, na ocasião.

“Para lidar com uma temática delicada como a questão do refúgio, é fundamental que as pessoas estejam conscientes de sua amplitude e preparadas para poder ajudar”, disse Marcelo Haydu, diretor executivo do Adus, na oportunidade.

“O curso é de grande importância para os voluntários. Estou bastante motivada e pretendo continuar. Conforme vou aprendendo dá ainda mais vontade de participar das ações do Adus”, disse Erika Dias da Silva, 26 anos, estudante de Relações Internacionais da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

O curso, com o total de doze horas de duração, foi lançado com a palestra “O refúgio sob a ótica jurídica: aspectos internos e internacionais”, proferida por Luciana Diniz, coordenadora do curso de direito da UNA, no dia 14 de maio, e ainda conta com a seguinte programação:

Aula 3 – 28 de maio de 2011
Início: 15:00 – Encerramento: 18:00
Tema: A política para refugiados no Brasil
Palestrante: Julia Bertino Moreira (UNICAMP)

Aula 4 – 11 de junho de 2011
Início: 15:00 – Encerramento: 18:00
Tema:   A questão cultural do refúgio
Palestrante:  Acácio Almeida (CASA DAS ÁFRICAS)

Local: Rua Rodésia, 398, Pinheiros, São Paulo-SP
Mais informações: (11) 3814-3372

Comments are closed.