Documentário brasileiro conta a história esquecida dos refugiados saarauís
21 de março de 2015
Primeiro bazar beneficente do Adus terá comida típica feita por refugiado
28 de março de 2015
Mostrar tudo

Equipe da Nigéria sobe no pódio da Copa Gringos 2015

Jogador de Serra Leoa ajuda o time africano a conquistar o 3º lugar

 Torneio reuniu jogadores de várias partes do mundo “ width=

Ibrahim Saffa, 29 anos, jogava como lateral direito na primeira divisão de Cabo Verde, em 2010.

Mas no último sábado (21), no Lausanne Paulista Futebol Clube, no bairro do Mandaqui, em São Paulo, Ibrahim vestiu o uniforme verde limão, e se posicionou como zagueiro para defender seu time, na Copa Gringos.

Natural de Serra Leoa, o jogador estava tranquilo, ouvindo música horas antes da partida. “Estou há três anos no Brasil e acabei de me casar. Foi no dia 22 de fevereiro”, conta empolgado. E onde ela está, Ibrahim? “Agora ela está trabalhando no salão. Ela é cabeleireira”, diz explicando a ausência da esposa.

E vai defender qual time, Ibrahim? Serra Leoa? “Não, vamos jogar com a camiseta da Nigéria, mas tem jogadores de outros países”.

O treinador Mavis Ajari, 39 anos, explica: “Temos jogador da Costa do Marfim, de Serra Leoa, Camarões e da Nigéria. Por isso, na verdade o time defende a África, apesar da camiseta estar com o nome da Nigéria”.

Há mais de 20 anos no Brasil, Ajari conta que seus jogadores se reúnem todos os sábados, em Vila Lobos, para jogar futebol. “Estamos treinando faz tempo”, avisa. Algum palpite para o placar? “Não, mas vamos ganhar os três jogos”. E quem é a estrela do time, Mavis? “Todos são estrelas. E obedecem. São bons jogadores”, finaliza.

Os jogadores de Mavis obedeceram tanto que conquistaram o terceiro lugar na Copa Gringos 2015, ao derrotar o Brasil por (acreditem) 7 a 0. Mas o lugar mais alto do pódio ficou com o Peru, seguido pela Coreia, que estreou com o pé direito no torneio.

Texto: Adus – Fotos: Eva Bella/Adus e Reprodução/Facebook Copa Gringos

 

Comments are closed.