Cerca de 30 mil líbios fugiram para o sul da Tunísia
28 de abril de 2011
UNRWA anuncia entrega de casas para refugiados no Líbano
28 de abril de 2011
Mostrar tudo

França lança operação contra imigrantes ilegais

A polícia francesa lançou ontem uma operação nas principais cidades do país para prender e expulsar imigrantes ilegais, um dia depois que Paris propôs uma revisão das leis de livre circulação na Europa. Em Nice, imigrantes do Norte da África e ONGs de direitos humanos confirmaram à reportagem que pelo menos dez tunisianos foram levados pela polícia. Em Paris, 60 foram presos por dormir em área pública.

Segundo a polícia, os imigrantes detidos terão a possibilidade de voltar gratuitamente a seus países de origem. Muitos cruzaram o Mediterrâneo em pequenos barcos, correndo risco de vida. “Se não aceitarem, serão julgados e podem ser forçados a embarcar de volta”, disse um assessor da polícia francesa.

Centenas de imigrantes da Tunísia que chegaram de barco à Itália têm tentado cruzar a fronteira com a França. Paris, porém, exige que cada um prove que tem uma renda mensal de 2 mil euros para autorizar a entrada, o que significa, na prática, um fechamento da fronteira.

Os que conseguiram furar o bloqueio já se deram conta de como a vida será difícil. Em Nice, muitos imigrantes recebem comida e roupas de ONGs de defesa dos direitos humanos, mas nem todos conseguem lugar para dormir. Uma praça no centro de Nice transformou-se em dormitório dos imigrantes.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Deixe uma resposta