Jovem decide fazer aniversário solidário e reverte a verba para o Adus

Ministério da Justiça anuncia fortalecimento do Comitê Nacional para Refugiados e lança campanha de sensibilização sobre refúgio
19 de agosto de 2015
Refugiada síria ensina pratos típicos em curso de culinária do Adus
24 de agosto de 2015
Mostrar tudo

Jovem decide fazer aniversário solidário e reverte a verba para o Adus

A campanha “Aniversolidário: transformando presentes em boas ações” recebe contribuições até o dia 30/08

Lemuel Simis transformou seu aniversário em campanha solidária aos refugiados

Lemuel Simis completa 25 anos de idade hoje (23/08) e decidiu pedir um presente diferente aos amigos. Para isso criou o “Aniversolidário: transformando presentes em boas ações”, campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) na qual as pessoas doam a quantia que desejarem em dinheiro para ajudar uma instituição social. A ONG em questão é o Adus que o Lemuel conheceu por meio de amigos que são voluntários nas áreas Advocacy e Trabalho e Renda.

Simis escolheu o Adus por se sensibilizar com as causas que mais precisam de atenção. Por momentos ele se questionou se não seria melhor reverter o dinheiro que arrecadasse para brasileiros carentes, mas o seguinte pensamento fez com que ele optasse pela causa do refúgio: “Estar em situação de vulnerabilidade no Brasil, sendo brasileiro, é complicado, agora imagine sendo um estrangeiro que está fugindo de uma guerra ou sendo perseguido e que procura, num país completamente estranho com outra língua e costumes, uma nova vida para começar”.

A causa das pessoas em situação de refúgio é algo muito novo para Lemuel, “Foi uma porta que se abriu e eu entrei, estou curioso para saber onde vou parar”. O rapaz ainda ressalta que a questão é delicada e urgente pelo fato de o Brasil está recebendo muitos refugiados e, que ajudando essas pessoas contribuiremos para que o Brasil seja um país melhor.

Já a ideia do Aniversolidário surgiu depois que ele participou de um workshop sobre financiamento de causas no Impact Hub. No workshop ele teve a oportunidade de assistir a uma palestra da Viviane Sedola do Kickante, plataforma de financiamento coletivo. Viviane explicou sobre como o site funcionava, os benefícios do crowdfunding e características únicas do Kickante como o “Kick Solidário” que é o Aniversolidário em si. “Desde o momento em que descobri essa possibilidade fiquei com o pensamento na cabeça, ‘preciso fazer um crowdfunding de aniversário’”, comenta Lemuel que na época ainda não sabia qual causa abraçaria.

O aniversário do Lemuel é neste domingo, mas a campanha só finaliza daqui alguns dias. Portanto, se você ficou interessado em presenteá-lo, clique aqui e dê o seu kick solidário.

Texto: Priscila Pacheco / Foto: Arquivo pessoal

Comments are closed.