Refugiada síria ensina pratos típicos em curso de culinária do Adus

Jovem decide fazer aniversário solidário e reverte a verba para o Adus
23 de agosto de 2015
Veja o que você vai aprender no próximo curso de culinária do Adus
25 de agosto de 2015
Mostrar tudo

Refugiada síria ensina pratos típicos em curso de culinária do Adus

Além das receitas, participantes terão a oportunidade de aprender sobre refúgio

 Charutinho de folha de uva e coalhada seca preparados por Muna Darweesh - Foto: Flora Próspero

Muna Darweesh é a professora da 2ª edição do Sabores & Lembranças, curso de culinária típica ministrado por refugiados no Instituto Casa da Cidade.

Muna nasceu na Síria e veio para o Brasil em 2013 com o marido, Wessam Aljamma, e os quatro filhos. Ela é formada em literatura inglesa e ele é engenheiro naval, porém, aqui, o casal vende pratos típicos árabes para garantir o sustento da família. No dia 30 de agosto, Muna vai ensinar duas de suas especialidades: os pratos labnah, coalhada seca, e o warak enab, charuto de folha de uva.

Muna conta que aprendeu a cozinhar com a mãe e que escolheu ensinar a receita de warak enab por ser um prato importante da cultura árabe. “É um prato muito apreciado. Nós o preparamos quando desejamos comemorar algo com as pessoas que amamos”, conta, e completa, “Quando você diz ao seu marido ‘estou preparando um warak enab para você’ é o mesmo que dizer ‘eu te amo’”.

Durante o curso, Muna ensinará a versão do prato feita com carne, mas, segundo ela, é possível variar, “A outra versão é com tomate, cebola e salsinha, e é chamada de yalangi, palavra turca para ‘mentiroso’”.

Toda sexta-feira, Muna está na Mesquita do Estado vendendo gostosuras árabes - Foto:Eva Bella

E temos outra boa notícia: após o curso, haverá degustação dos pratos, acompanhados de suco de rosas, outra delícia típica árabe.

Confira como foi a 1ª edição do evento

O Sabores & Lembranças, promovido pelo Adus, tem como objetivo divulgar a cultura do país de origem do ‘chef’, além de ensinar aos participantes um pouco mais sobre o tema refúgio.

O evento conta com o apoio do Instituto Casa da Cidade, que mais uma vez cedeu o espaço para a realização do curso, Forno e Fogões Layr, e a Câmara de Comércio Brasil Iraque que arcou com a compra dos produtos alimentícios que serão utilizados no dia.

Como professora, Muna está ansiosa para compartilhar a sua experiência e cultura com o País que os acolheu. “Sou muito agradecida ao Brasil por nos receber e por cuidar de meus filhos como se fossem seus”, agradece.

Serviço: Sabores e Lembranças
Quando: 30 de agosto, das 10h às 13h
Local: Instituto Casa da Cidade – Rua Rodésia, 398, Vila Madalena
Investimento: R$ 35,00. Os ingressos estão à venda via PayPal e boleto, pelo link http://www.adus.org.br/ingressos/. Para depósito bancário envie um e-mail para cultura@adus.org.br, colocando no assunto ‘Sabores e Lembranças depósito bancário’

Texto: Mari Ohde / Fotos: Flora Próspero e Eva Bella

Comments are closed.