VII Fórum Social Mundial das Migrações acontece em São Paulo
27 de junho de 2016
Adus participa do Fórum Social Mundial das Migrações
7 de julho de 2016
Mostrar tudo

Refugiados participam de almoço solidário com Bel Coelho

Chef do Clandestino criou um cardápio especial, inspirado nos países dos participantes

Enquanto auxiliava na cozinha, Rachel Nyembo comentou: “Estou cansada… Mas muito feliz!”. A jovem, nascida na República Democrática do Congo, integrou a equipe da chef Bel Coelho durante o Almoço Solidário, realizado no domingo, 3 de julho, em São Paulo.

Rachel pôde ver como funciona uma cozinha profissional, a organização, logística e trabalho em equipe, e ainda provou rabanete, raiz tuberosa que não existe em sua terra natal.

Além de Rachel, o sírio Kamal Kawaba e o palestino Mazen Zwawe tiveram a oportunidade de trabalhar com a chef do Clandestino.

Iniciativa de Bel, o almoço de sete etapas, que teve cardápio especialmente criado para a ocasião, foi inspirado nos países de origem dos refugiados.

Os convidados tiveram a oportunidade de saborear falafel (bolinho de grão de bico) com ragu de cordeiro e zatar, arroz de galinha d’Angola com quiabo grelhado, doce de damasco, creme de cardamomo, sorvete de pistache, gelatina de água de flor de laranjeira e caramelo de rosas, entre outras receitas.

Enquanto voluntários serviam as mesas, o músico Merveille Kimia mostrou um pouco do seu talento ao cantar músicas em Lingala, um dos idiomas do seu país, a República Democrática do Congo. O palestino Leon Diab também teve a oportunidade de apresentar seus desenhos no evento.

Marcelo Haydu, diretor executivo do Adus, explicou que a arrecadação do almoço será revertida em diversos projetos mantidos pelo instituto.

Para Bel Coelho, a iniciativa foi uma oportunidade de mostrar um pouco dos sabores dos países de alguns refugiados e conhecer a história deles, além de mostrar como a “culinária pode conectar as culturas”.

A realização do almoço solidário só foi possível graças à dedicação e generosidade da chef Bel Coelho e sua equipe, Inovini, Dona Filipa, Pinheiro Neto Advogados, Instituto Cyrela, Instituto Samuel Klein, Grupo Miolo, Marina e Angela Massi, a todos que compraram os convites e aos nossos voluntários envolvidos no evento. Muito obrigada!

Texto: Adus / Fotos: Eva Bella e Marcelo Haydu

Comments are closed.