ACNUR reforça operação e recursos para o Mali
18 de janeiro de 2013
Adus promove novo Encontro e ganha mais voluntários
23 de janeiro de 2013
Mostrar tudo

Trabalho voluntário no Adus é destaque em jornal

O trabalho realizado pelos voluntários do Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado foi destaque da última edição da Revista da Hora, do Jornal Agora, no domingo, dia 13 de janeiro.

A matéria abordou a importância do trabalho voluntário na cidade de São Paulo, destacando as ações de algumas organizações da sociedade civil.

Os voluntários do Adus realizam ações em diversas áreas, dentre elas podemos destacar as visitas realizadas aos refugiados e os acompanhamentos a consultas médicas para aqueles que ainda não falam português e, por conta disso, necessitam de tradutores. Para saber mais acesse:

http://www.adus.org.br/programa-adus-de-voluntariado

O jornal coletou a história de Vanessa Tarantini, uma das voluntárias do Adus. Vanessa, 27 anos, tornou-se voluntária do Adus em março de 2012. Ela iniciou seu trabalho realizando atuações mais administrativas, fazendo traduções e distribuindo formulários para coletar dados sobre os refugiados atendidos. Até surgir uma nova ação na instituição, chamada Visita Amiga. Vanessa seria encarregada de acompanhar a situação e ajudar o casal Anne e François, que veio da Costa do Marfim, onde ele sofria perseguição política. “Conversava com eles para saber do que estavam precisando”, conta.

Na época, Anne estava grávida. O envolvimento entre Vanessa e o casal foi tanto que, meses depois, a voluntária foi convidada para ser madrinha da criança. “Foi um ato simbólico, não cheguei a ir à igreja batizar. Mas mostrou que a relação virou amizade”, diz. Ela ajudou o casal na adaptação à vida brasileira.

Marcelo Haydu, um dos fundadores do Adus, salienta a importância dos voluntários para o crescimento das ações da instituição. “O voluntariado é a base das nossas atividades. Temos um grupo muito comprometido e envolvido com o tema do refúgio, que se importa com as pessoas que apoiamos. Participar da matéria do Jornal Agora é um premio a todos eles”.

Comments are closed.