ACNUR celebra compromisso do Equador com refugiados
12 de agosto de 2012
Chefe da ONU para refugiados palestinos visitará o Brasil
12 de agosto de 2012
Mostrar tudo

Turquia duplicará capacidade para receber refugiados sírios

A Turquia planeja construir 13 acampamentos adicionais para duplicar a capacidade de receber refugiados sírios, podendo chegar a 100 mil pessoas, disse nesta sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

No último dia 6, as autoridades turcas abriram o nono acampamento para receber sírios que fogem da guerra civil que assola o país. O número de refugiados na Turquia já superou os 50 mil e só na última semana, com os graves enfrentamentos em Aleppo, foram registradas mais seis mil entradas no país, confirmou o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards.

(Foto: Terra)

Dos refugiados, 72% são mulheres e crianças, segundo dados divulgados pela agência humanitária da ONU. No entanto, surpreendentemente, oito mil sírios retornaram voluntariamente ao país em julho, a maioria impulsionada pela preocupação de cuidar de seus pertences, comentou Edwards.

Total de 147 mil
O número total de refugiados sírios registrados pelo Acnur nos países vizinhos gira em torno de 147 mil, comentou o porta-voz. Já no final de julho, o Acnur calculava – em função das estimativas de cada país – que o número real de refugiados girava em torno dos 270 mil.

Segundo os últimos dados do organismo, os refugiados sírios no Iraque são cerca de 13 mil. No país, inclusive, foi erguido um novo acampamento e em breve, será implantando o terceiro. No Líbano, os refugiados são cerca de 37 mil, “embora milhares que chegaram recentemente ao país não tenham sido ainda registrados pelo Acnur”, afirmou Edwards.

Finalmente, na Jordânia, os refugiados registrados são quase 46 mil. “Essa população inclui tipicamente agricultores, donas de casa e pequenos comerciantes”, disse Edwards.

Fonte: Terra

Deixe uma resposta