ONG denuncia ‘epidemia’ de ataques sexuais em acampamentos no Haiti
26 de março de 2011
Refúgio nos países industrializados cai em 2010
28 de março de 2011
Mostrar tudo

Surto de diarréia em campo de refugiados em Moçambique

Um presumível surto de diarreia no campo de refugiados de Maratane, em Nampula, no norte de Moçambique poderia ter provocado a morte a 32 pessoas nas últimas semanas.

Não está, porém, excluída a possibilidade que se trate de um problema de subnutrição.

O campo de refugiados de Maratane, na província nortenha de Nampula, no norte de Moçambique, acolhe cerca de 10 000 refugiados, oriundos sobretudo da regiões dos Grandes Lagos e do Corno de África.

(Foto: O Pais)

A insegurança alimentar e a instabilidade política em países como a Somália estariam na origem de um aumento importante do número de chegadas de estrangeiros a esta região moçambicana.

Refugiados que pedem asilo político em Moçambique como relata o jornal “O País”, citando o comando provincial da Polícia.

No campo de refugiados as condições de sobrevivência seriam difíceis… com relatos de vários cidadãos somalis que dali teriam fugido por essa razão para outras zonas.

A falta de alimentos neste campo paira sobre o drama que se teria ali vivido.

Nas últimas semanas cerca de 32 pessoas, sobretudo etíopes e somalis, teriam morrido num caso que poderia estar ligado a um surto de diarreia ou a uma alimentação deficitária.

Fonte: RFI

Deixe uma resposta