Adus oferece atendimento de saúde mental a refugiados
13 de setembro de 2016
Em novo endereço, Bazar do Adus aumenta número de expositores
27 de setembro de 2016
Mostrar tudo

Veja como foi o workshop com Talal Al-tinawi e Bel Coelho

Por Adus / Fotos: Eva Bella

Projeto Sabores&Lembranças transforma culinária em instrumento de integração

Na cozinha, Talal Al-tinawi mexe a panela de arroz enquanto voluntárias arrumam os pratos para degustação. Na sala, todos esperam, ansiosos, pelo início do curso. Ingredientes separados, fogão a postos e mesa preparada. Tudo pronto para a 6ª edição do Sabores&Lembranças, projeto social do Adus que transforma culinária em instrumento de integração e introdução de diferentes culturas do mundo no Brasil.

Madrinha do projeto, Bel Coelho, chef do Clandestino, disse estar feliz por participar do S&L, abraçando a causa do refúgio. Para a chef, a gastronomia tem importante papel no processo de integração de refugiados e migrantes, além de conectar culturas.

Bel também lembrou do almoço solidário que realizou com o Adus em julho, quando montou um cardápio especial, inspirado nos países de origem de alguns refugiados. Três deles puderam trabalhar ao lado da chef.

Em seguida, o engenheiro mecânico Talal deu início ao preparo de três receitas especialmente selecionadas para o evento: fatoush (salada com pão sírio frito), kapseh (arroz sírio com frango) e harisse (bolo de semolina).

Entre degustações dos pratos, idas e vindas da cozinha, Al-tinawi versou sobre o modo de preparo, intercalando um pouco sobre sua história desde a guerra na Síria e a fuga do país com sua família ao Brasil, até a inauguração do seu restaurante, o Talal Culinária Síria, aberto após a realização bem-sucedida de uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo).

Enquanto o ‘professor’ convidado se apresentava, o aroma tomou conta do ambiente, atiçando ainda mais a fome dos participantes e também das pessoas que foram até o Bazar do Adus, evento que acontecia em paralelo no mesmo endereço.

Acompanhe a página do Adus no Facebook e fique por dentro das atividades do instituto e dos próximos eventos.

Comments are closed.