Trabalho & Renda capacita refugiados para o mercado de trabalho

São muitos os desafios que o refugiado encontra assim que ele chega no Brasil. Um deles é conseguir um emprego. Em um país em crise, as vagas são poucas e a seleção de candidatos se torna mais complexa.

É por isso que nossa equipe do projeto Trabalho e Renda está sempre empenhada em achar a pessoa certa para cada vaga disponibilizada pelas empresas. E isso implica em deixar o candidato preparado em todos os sentidos. Para isso, a Capacitação de refugiados é de extrema importância. Logo após passarem pelo primeiro atendimento, os candidatos são encaminhados para a palestra de Capacitação, que acontece na sede do Instituto Adus todas as quartas-feiras às 13h30. Nesse dia, eles conhecem como é o processo de contratação no Brasil, com dicas que vão desde o comportamento esperado na hora das entrevistas até as leis trabalhistas. Na palestra, eles podem também tirar todas as dúvidas e participar de dinâmicas similares às das entrevistas durante o processo de seleção. As diferenças culturais também são abordadas, de forma a evitar qualquer tipo de exploração ou mesmo mal entendidos que possam acontecer durante o processo de contratação.

A responsável pela palestra é a médica e voluntária Ana Valéria de Melo, que explica:

 

Antes de iniciarmos as palestras de capacitação, eles tinham muitas dificuldades durante o processo de seleção. Por esse motivo, fizemos uma apostila com uma série de questões possíveis, que são respondidas durante a palestra, numa espécie de simulação de uma entrevista. Dessa forma, conseguimos detectar os problemas e corrigi-los antes que eles partam para o mercado”.

 

Serviço:  

As palestras de capacitação acontecem todas as quartas-feiras, às 13h30, na sede do Instituto Adus.

Endereço: Av. São João, 313 – 11º. Andar.

Não é preciso se inscrever, mas é necessário ser cadastrado no Instituto Adus. Quem não é cadastrado, favor chegar 30 min antes para efetuar o cadastro.

Texto: Úlima Stedten
Foto: Lia Rojas